Secretaria de Fazenda do DF sedia 60º ENCAT

Por Natalia Carvalho

Voltar

 

Teve início nesta terça-feira (14/03) o 60º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais - ENCAT, que tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre as administrações fazendárias estaduais e órgãos relacionados com discussões relacionadas às normas e práticas fiscais; a harmonização tributária entre os estados, e outros temas ligados ao atual cenário econômico-fiscal brasileiro.

O encontro é dividido em dois dias reservados para reuniões técnicas, e mais dois para as plenárias. As técnicas são compostas por representantes das secretarias dos estados, que cuidam dos projetos do ponto de vista técnico e discutem a gestão dos sistemas e o passo a passo para implementação com apoio dos especialistas das respectivas áreas, como analistas de sistemas. Já as reuniões plenárias são realizadas com a presença dos administradores tributários, que tomam as decisões sobre o rumo do ENCAT. É composta por palestrantes externos, com notório conhecimento em alguma matéria do interesse do ENCAT, e palestrantes internos, que são os gestores dos diversos sistemas do ENCAT.

"Essa troca de experiências aqui no ENCAT busca eficiência e melhoria nos processos, com o objetivo de melhorar a arrecadação. Temos convicção de que os procedimentos de fiscalização devem ser aprimorados" destacou o secretário de Fazenda do DF, João Antônio Fleury na abertura dos trabalhos desta tarde (14).

Para Fleury, se existe alguma secretaria com processos mais avançados, com sistemas melhores do que outros estados, essas "boas" experiências devem ser divididas. "Por que não compartilhar ao invés de ficar reinventando o que já existe?", enfatizou.

O secretário-adjunto Wilson José de Paula manifestou aos presentes a alegria em realizar o evento em Brasília. "É com muita satisfação que recebemos o ENCAT aqui, tanto pelo evento em si quanto por eu já ter participado em outras ocasiões como técnico e como coordenador", afirmou.

O evento, que acontece de 14 a 17 de março no auditório do Edifício Parque Cidade Corporate, marca a estreia da Secretaria de Fazenda do DF como anfitriã do ENCAT.

Agenda Positiva

O coordenador-geral do ENCAT, Eudaldo de Jesus, elogiou a organização do encontro no Distrito Federal e comentou a pauta dos dias que virão: "As discussões foram muito proveitosas. A expectativa é que os próximos debates foquem melhorias na arrecadação dos estados, como também na simplificação das obrigações tributárias e no atendimento aos contribuintes", adiantou.

Para a coordenação do Encontro esta edição do evento será diferente dos demais devido o atual cenário político e econômico brasileiro, às vésperas de discutir as reformas previdenciária e tributária no Congresso Nacional.

Para saber mais sobre o ENCAT, acesse o site oficial do evento.

 

Voltar