60º ENCAT encerra reuniões técnicas

Por Natalia Carvalho

Voltar

 

A 60ª edição do ENCAT segue a todo vapor. Nesta quarta-feira (15/03) tivemos o término das reuniões técnicas, compostas por representantes das secretarias de Fazenda dos estados e, basicamente, representantes da Receita Federal do Brasil - RFB.

Pela tarde, aconteceu a reunião do Comitê Gestor Nacional de Documentos Fiscais Eletrônicos. Estiveram presentes, além da coordenação-geral: representantes de cada região do país, do setor de transporte, dos emissores de notas fiscais eletrônicas, da nota fiscal ao consumidor eletrônica e dos desenvolvedores de softwares que, dentre outros assuntos, abordaram a emissão de documentos fiscais eletrônicos.

As plenárias terão início na próxima quinta-feira (16/03) com a abertura da reunião pelo governador Rodrigo Rollemberg. Nesta data também haverá palestrantes externos com notório conhecimento sobre matérias de interesse do ENCAT (reformas da Previdência, Tributária, Trabalhista e outras mais técnicas.

"A troca de experiências no ENCAT busca eficiência e ganho nos processos com o objetivo de melhorar a arrecadação. Temos convicção de que os procedimentos de fiscalização devem ser aprimorados" destacou o secretário de Fazenda do DF, João Antônio Fleury, na abertura dos trabalhos desta tarde (14/03).

Para Fleury, as secretarias com processos mais avançados e sistemas melhores do devem dividir as experiências positivas. "Por que não compartilhar em vez de reinventar o que já existe?", enfatizou.

Agenda Positiva

O coordenador-geral do ENCAT, Eudaldo de Jesus, elogiou a organização do encontro no Distrito Federal. E adiantou temas da pauta do evento "A expectativa é de que os próximos debates foquem a arrecadação dos estados, como também a simplificação das regras tributárias e no atendimento aos contribuintes", adiantou.

Para a coordenação do encontro, o evento será diferente dos demais devido o atual cenário político e econômico brasileiro, às vésperas de discutir as reformas previdenciária e tributária no Congresso Nacional.

Para saber mais sobre o ENCAT, acesse o site oficial do evento.

 

Voltar